quinta-feira, 26 de novembro de 2009

surf da comunicação

ontem pela manhã aconteceu a inauguração da "nova" emissora de rádio multfm 87.9. nova entre aspas porque, na verdade, é uma revitalização da antiga rádio ativa. o local e a sintonia são os mesmos, mas a equipe e a programação passaram por transformações positivas.
a inauguração foi ao vivo, liderada pelo gerente da emissora, tales de freitas, e contou com a participação de convidados, que enfrentaram o microfone com desenvoltura, desejando tudo de bom para o novo projeto. inclusive eu, que terei um programa toda sexta-feira, de 11 ao meio dia. além de notícias locais e mundiais, o programa "diversa" terá entrevistas, música - mpb e rock's - dicas e variedades culturais e úteis para a comunidade.
a programação da mult ficou assim definida:
5h-8h - acorde sertanejo
8h-9h - mult é show
10h-12h - diversa/hora da choradeira
12h-13h - voz do coração
13h-17h - programa livre
17h-19h - terra brasil
19h-20h - voz do brasil
20h-22h - programa carlos alberto
22h-00h - amor, reflexão e reconciliação


a festa de inauguração da multfm durou toda a manhã, com convidados, buffet e dupla sertaneja

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

o calor me faz rimar


ê, homem
ê, mulher
ê, gente do mundo
que atola o mundo de lixo
sujismunda o solo e o ar

sombrinha era coisa pra chuva
(e agora ela não entende:
saindo de casa a troco de quê?)

uma gota sequer caiu
só o ar parado, assim... tão quente

dores não tem mar nem lagoa
nem fonte d'água pra brincar

em casa, o ventilador
a cerâmica pra pisar
caminhada hoje?
só depois que o sol baixar

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

mande-me um mar

o calor que faz aqui hoje está impublicável.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

chuva, donatela e emílio moura

ontem à noite choveu.
fiquei na janela da sala, olhando para o reflexo da chuva no poste de luz de mercúrio.
então, choveu uma chuva alaranjada para mim.
e o vento soprou dentro de casa, quebrando em mim primeiro, e levando para dentro folhas secas da rua.
hoje está mais fresco, tem até uma leve brisa.
esse tempo é bom para, ao final da tarde, fazer uma caminhada, botar a prosa em dia, levar o cachorrinho para passear.
essa aí é a nossa, donatela. já se tornou municipalmente conhecida, é maria gasolina, rueira, foi mãe precoce e é mesmo uma vira-lata resistente, obediente e carinhosa. não é difícil adivinhar qual das duas cadelas é a donatela, né?


..............

alguém conhece o emílio moura? um dos representantes mais importantes da poesia modernista brasileira. dorense. este aí é ele - caricaturado - e esta é a casa onde ele nasceu, graças a deus ainda preservada. fica na rua coronel alexandre.


na internet tem muita coisa sobre ele, e ainda um livro lançado recentemente pela editora ufmg, "itinerário poético".
esse poema de emílio moura é a cara de dores, e tem tantos e tantos maravilhosos:

misticismo

o céu lindo da vila pobre! e a igreja pequenina, que se espicha toda na torre, com vontade de ver o céu.
e o céu tão alto, e o céu tão alto!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

em busca do frescor e da beleza, com bons amigos e a coragem de um fusca desbravador

sábado de muito sol rachando mamona. tudo bem que sair ao meio-dia não é o ideal, mas, sabe como é... faz parte do charme...
saída: dores do indaiá. estradas de terra em ótimas condições. primeira parada: serra da saudade/antiga estação/barra do funchal. sempre bom o papo com o zangão e a lúcia. dois queijos para viagem!

o rio indaiá está bem marronzinho, resultado das últimas chuvas. mas o que é verde está verdinho! alegra os olhos da gente.
o principal destino: cachoeira da confusão, no município de são gotardo, para refrescar. uns sessenta metros de quedra livre. água fria e boa, revigorante e relaxante. que pena que eu perdi todas as fotos... atrapalhei-me com uma básica câmera nova - acho que foi culpa da alegria - e, puf! no images! mas tudo bem, sobraram algumas imagens, e o que valeu foi o que ficou na memória... as serras tão amigas, o verdete que querem nos tirar, o sinuoso indaiá, as divertidas companhias, a cervejinha gelada...
continuamos até chegar em vila funchal ("gordura"), onde estava acontecendo uma reunião com a comunidade justamente a respeito da provável exploração do verdete. o povo quer entender como vai ser isso. em breve, vou postar algo tratando só deste assunto, que é mais sério e delicado, mas preciso de mais informações.
este tour tem sido o mais frequente quando queremos sair por aí, especialmente quando o desejo é apresentar a região do circuito turístico caminhos do indaiá para amigos que vem de fora.

desta vez, fomos acompanhados por davi e gustavo - liderados pelo du no trio de motos - e pelo novo amigo, o jornalista william monteiro, junto conosco no fusca getúlio de sá, o mais valente de toda a região, que não tem medo nem de buraco, nem de rio de pedras nem de nada! o fim desta aventura foi na feira de artesanato e guloseimas em serra da saudade, com direito a feijão tropeiro com ovo frito, cerveja e bolo de nozes para mais tarde...
cachoeira da confusão. (foto: william monteiro)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

bem representados

ontem falei sobre um evento promovido pela sadi. a sadi é uma associação que tem valorizado a gente de dores e entre seus objetivos está a representação de interesses comuns da comunidade dorense. pois bem, em belo horizonte, funciona a sede da adi, a associação dos amigos de dores do indaiá, fundada há 10 anos por emídio teles. a diretoria foi renovada há pouco tempo, e agora o presidente é haroldo de oliveira lopes.

muitas reuniões já foram feitas e deliberados vários assuntos, entre eles a criação de um site e de um banco de dados, o encontraDores - que vai acontecer no próximo dia 28, em bh (veja cartaz) - e a edição do segundo livro da dona branca (maria), "horas mágicas".

eu faço parte da diretoria cultural, junto com o guto, e tem uma turma muito boa e dinâmica. sem pressão e com boas ideias, as coisas estão caminhando muito bem. eu acredito muito em parcerias, acho que ninguém faz nada direito sozinho. e, como presidente do circuito turístico caminhos do indaiá - que aguarda certificação da secretaria de estado de turismo - vislumbro, para breve, acontecimentos muito bacanas para nossa terra e nossa região. afinal, um povo também se alimenta de cultura e tradições (e se diverte de forma responsável com opções que aliam turismo e meio ambiente).

abaixo, segue foto da turma da adi e o cartaz do evento em bh.




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

estou de volta!!!

são tantas as novidades que... vamos por partes!

primeiramente, desculpem-me a ausência - forçada, claro - mas tive problemas de acúmulo de tarefas e também aqueles "puramente técnicos".

infezlimente, continuo sem câmera, mas isso não será grande impedimento.

para não ficar sem nenhuma imagenzinha, aí vai uma da turma que foi homenageada na última festa dos dorenses notáveis, promovido pela sadi - sociedade dos amigos de dores do indaiá - no último dia 7 de novembro, na aabb.

eu e os homenageados tuti, dona luca, rosaura, ronaldinho, dona ana, reginaldo, eduardo, olga, josé milton, liliane e josé enes. (foto: alfredo videolocadora)